quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O legado de Bodoni




Além de ser um grande mestre tipógrafo, Giambattista Bodoni criou um padrão na qualidade de impressão com a publicação de "Manuale Tipografico" de 1818 (pouco depois de sua morte). Composto de 2 volumes, a obra continha 142 famílias tipográficas e um extensa e excepcional seleção de molduras, ornamentos, símbolos, passando pelos alfabeto grego, hebreu, russos, entre outros.

Impressor oficial do Duque de Parma, Bodoni (1740-1813) declarou que um tipo bem desenhado precisa atender a 4 princípios básicos: regularidade, nitidez/refinamento, bom gosto e graça.

Essas características ficaram mais que evidentes nas criações do mestre. Os tipos Bodoni foram resultado de quase 200 anos de evolução no design do tipo romano: linhas finas e sutis contrastam fortemente com hastes mais pesadas. Tudo com uma autenticidade e elegância difíceis de se encontrar em tipos criados atualmente.




"Eis o fruto da minha indústria e das fadigas que, com verdadeiro fervor, durante muitos anos consagrei a uma arte que é o resultado da mais bela, da mais engenhosa e da mais proveitosa invenção dos homens, quero dizer, a escrita, cuja melhor forma é a imprensa, pois reproduz as mesmas palavras para um vasto público, o que é particularmente importante quando se quer ter a certeza de que não há diferenças"
- Introdução de Bodoni em seu "Manuale"



Com este tesouro em mãos, a editora Taschen acaba de lançar no mercado uma edição desta obra-prima do mestre italiano. É uma rara oportunidade para explorar as origens dos tipos Bodoni e aprender mais sobre o criador.

"Giambattista Bodoni
Manual of Typography - Manuale Tipografico (1818)"

Stephan Füssel
À venda no site da
Taschen

imagens: divulgação

fonte: taschen e
tipografos

Nenhum comentário: