quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tipos Latinos 2010


divulgação

Fomos conferir nesse último sábado, duas palestras bacanas que abriram a exposição "Tipos Latinos Brasil 2010 - 4ª Bienal de Tipografia Latino Americana".

A primeira palestra - "Cena Tipográfica Espanhola", ministrada pela designer de tipos Laura Meseguer, trouxe um pouco do cenário tipográfico espanhol, com muitas referências visuais de seus trabalhos e de seus colegas de profissão na Espanha.






Laura Meseguer

Já a segunda - "Typographic Matchmaking" foi uma boa mostra de como (ou não) combinar tipos serif e sans serif, tarefa que ao primeiro ver nos parece simples, mas que exige um olhar apurado, como demonstrou o designer e professor de tipografia da Universidad Nacional de Rosario (Argentina) José Scaglione.


José Scaglione



Scaglione levantou questões importantes como: adequação tipográfica, variação de pesos necessária para garantir uma boa hierarquia de informações contidas em revistas e jornais, por exemplo (não faltaram bons exemplos de grandes jornais famosos no mundo todo, que pecam pela falta de cuidado como relação a esses aspectos). A discussão foi ilustrada por divertidos "casais tipográficos".





E por fim, vimos o que rola de mais bacana na cena atual entre os países latino americanos. Aqui você confere uma pequena amostra dessas famílias tipográficas de respeito.



















Exposição "Tipos Latinos 2010"
Centro Cultural São Paulo

Av. Vergueiro, 1000 - São Paulo/SP

De 26 junho a 29 de agosto
3ª a 6ª das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

Entrada gratuita (se você mora em Sampa, não tem desculpa!)


imagens: Rodrigo Disperati (Collecta Estúdio)

Nenhum comentário: