sexta-feira, 13 de março de 2009

Buenos Aires en Choque - Parte 1


















Conforme já havíamos comentado por aqui, começou nesse fim de semana passsado a a ótima mostra Buenos Aires en Choque, lá na galeria Choque Cultural.

A turma da galeria capitaneada por Baixo Ribeiro e Mariana Pabst chamou 4 coletivos argentinos que estão se destacando na ainda incipiente cena de arte de rua de Buenos Aires. O resultado é uma mostra vibrante.

Uma pena termos chegado por lá já no final do dia da abertura - o que não impediu um papinho rápido e bem agradável com Mariana e Baixo. Acabamos não fotografando toda a mostra, mas prometemos voltar lá para terminar os registros (por isso, o "parte 1"). As obras do coletivo Buenos Aires Stencil, por exemplo, ficaram pra próxima.


DOMA:

































































































Formado por estudantes de som e imagem, ilustração e design gráfico, o Doma tem produzido curtas de animação, livros e instalações de arte, trabalhos que o levou a participar de importantes projetos em todo o mundo. Mariano Barbieri, Julian Pablo Manzelli, Matias Vigliano e Orilo Blandini se uniram em 1998, trabalhando com diferentes formatos de arte e instalações que, com a especialização do grupo, passou a incluir VJeing, criação de fantoches, motion graphics e animação, na intenção de interferir em todos os canais de criação e informação.

FASE:
























































Fase é um coletivo formado em 2000 pelos estudantes e professores de design gráfico Gustavo Gagliardo, Martin Tibabuzo, Pedro Perelman e Tec que iniciaram suas atividades se concentrando na produção de uma revista temática. Além da Fase SUPERFANZINE, que conta com oito fascículos editados desde 2000, o coletivo tem rodado o mundo levando estêncil, grafite e outras técnicas e suporte. Embora o coletivo seja encabeçado pelos quatro artistas, eles costumam dizer que “hoje podemos ser quatro, amanhã 30 e depois ninguém; hoje somos uma revista, amanhã uma festa, peça de teatro e depois uma empresa de transporte levando você para a Terra do Nunca...”. Juntos, participaram do Festival de Cinema de Berlim de 2005, selecionados para o Berlinale Talent Campus, reservado aos jovens talentos, com o curta-metragem “Futebol Fase 05”. Seu projeto SMILE foi acionado pelo OMA Internacional (Office for Media and Art), da Áustria, para desenvolver um jogo de videogame, que será lançado em breve na Europa e nos Estados Unidos.


RUN DON´T WALK






























Com grande influência do “faça você mesmo”, proposto pelo convívio com o universo punk, o RDW costuma sair às ruas aplicando estêncil, styckers, cartazes e grafites. Em maio de 2008, Run Don´t Walk participou do Cans Festival, organizado pelo artista Banksy, em Londres, que fomenta intervenção do público em espaços públicos usando, principalmente a técnica do estêncil. Entre outros artistas presentes no Cans Festival, estavam Daniel Melin, Pure Evil, Altocontraste e Vhils.


Acho que já deu pra entender que tá imperdível. Agora, umas gerais da galeria:

































imagens - collecta estúdio

Nenhum comentário: